domingo, 6 de dezembro de 2009

Resumos dos Instrumentais

Introdução à Administração


Aprendemos neste instrumental sobre eras da administração. São três eras... sendo elas: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. Este ultimo segue-se até a atualidade, pois a partir do seu sistema de produção e logística, abre-se espaço para novos segmentos.
Na Criação de uma empresa há quatro pilares na administração, são eles:

Planejamento
Organização
Direção
Controle

Nosso famoso “PODC”
A sala foi dividida e cada grupo se responsabilizou em elaborar uma empresa seguindo estes passos.
Fizemos uma dinâmica em grupo, esta consistia em criar um boneco em EQUIPE.
Eram duas equipes uma criaria um boneco juntos. E a outra cada componente criaria uma parte do corpo, sem ninguém ter acesso a nenhum desenho do outro amigo da equipe, tudo individual.

Depoimentos de integrantes da classe:

Marcella: Não é uma matéria fácil, mas deu muitas respostas de varias duvidas sobre administração.
Pois abrange não só o que estava previsto, mas me surpreendeu.
Ajudou no sentido de organização e na maturidade profissional.

Marcos: Nesse instrumental o grupo conseguiu aprender a “base” o fundamento da administração, não estuda a fundo sobre o tema, mas obtemos um suporte.
Com algumas atividades especificas formulamos as idéias, em alguns casos conseguem ligar algumas situações com o nosso dia-a-dia.
Creio que atingimos o objetivo, de uma forma objetiva e agradável.


Competências Específicas


Este foi o instrumental de apresentação de nossa nova docente, Luciana Itho. No início houveram atividades para que expressássemos nossas expectativas com relação ao instrumental em geral, planos futuros, com relação a docente, interagir a sala, pois a mesma estava reservada devido a nova gestão e ao modo mais sério que estava por vir. Após todo este período, foi passado o objetivo das empresas, como alcança-los, os diversos tipos de empresas, classificações com relação ao porte das empresas, e setores em que atuam.


Informática

No instrumental de informática aprendemos dois programas do pacote office
As aulas foram focadas em Word e Excel, pois a maioria da sala atua na área administrativa, e também porque hoje em dia é necessário que aja conhecimentos básicos na informática.
Em Word aprendemos a inserir tabelas nos textos e também formata-las, dando aos textos nova cara, cor e tamanho. Aprendemos vários recursos do programa Word.
Em Excel, construímos planilhas, gráficos e aprendemos formulas para chegarmos a resultados, utilizamos também alguns recursos de formatação para esses programas.

Depoimentos de alguns integrantes do grupo:

Marcela Aquino: Foi importante porque lembrei muitas coisas, fiz atualização.

Verônica Parreira: As aulas de informática foram legais, aprendi a fazer as mesmas coisas que eu já sabia de uma forma diferente e mais rápida e com os mesmos resultados.


Monique Santana: Foi legal, interessante aprendi muitas coisas principalmente na parte de Excel porque me ajudou muito na empresa.

Desenvolvimento Pessoal


O instrumental nos proporcionou vários conhecimentos proveitosos para toda a vida, adquirimos formas de nos conhecer e nos policiar a respeito de alguns hábitos. Realizamos algumas atividades: · Dinâmica do quem sou eu e que característica eu possuo. · Dinâmica do ovo que tratava a competição sadia. · Dinâmica do fósforo onde nos apresentávamos de modo correto sabendo lidar com o tempo. · Exercício do eu público, secreto, cego e desconhecido. · Apresentação sobre todas as tribos urbanas e recebemos dicas de como nos vestir em determinadas ocasiões: festas, reuniões e trabalho, maquiagem, postura, dicção verbal e de como se dirigir ao chefe. Aprendendo assim, várias formas e maneiras para lidar com o mercado de trabalho e com a vida pessoal.


Tecnologia


Este instrumental nos proporcionou uma grande experiência e integração, pois foi neste que todos foram perdendo a vergonha de falar em público, tal qual foi marcado por dinâmicas, debates e discussões de assuntos polêmicos, familiares e opositivos. Nele aprendemos o conceito tecnológico, a evolução da tecnologia, quais informações ela oferece para nós, a evolução tecnológica no mundo do trabalho, seus benefícios, malefícios e como a tecnologia pode mudar nossas vidas. Para sabermos que devemos nos qualificar constantemente, pois a tecnologia esta a cada dia evoluindo.


Saúde e Qualidade de vida


Esse instrumental foi muito interessante, pois percebemos como é importante se desenvolver na sociedade e no meio humano. Tivemos atividades fascinantes, na qual os alunos falavam um pouco sobre sua vida com a atividade linha do tempo, foi discutido em sala um pouco sobre a função de cada, dentro da empresa em que trabalha,criamos um boneco chamado jovem planetário que mudou nossos pensamentos para com mundo. Elaboramos a primeira apresentação em Power Point, na qual relatávamos informações e metas para o beneficio mundial. As aulas de saúde e qualidade de vida foram importantes para esclarecer duvidas de prevenção contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), passo a passo dos métodos anticonceptivos, drogas, higiene, ética, etiqueta e postura.


Integração
 

Na integração da classe, conhecemos uns aos outros, conhecemos os instrumentais que Iríamos trabalhar ao longo do tempo, tivemos dinâmicas de autoconhecimento e de vivencia em grupo. A nossa primeira atividade foi nos apresentar a todos relatando vivencias pessoais e profissionais com o propósito de nos aproximar. Dividimos-nos em grupos de trabalho (Organização, Governaça, Talentos, Blog e Noticia) para o auto desenvolvimento e organização da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário